Através de um sistema de controle de voo, simples em alguns aeromodelos e completos em outros, é possível movimentar as superfícies de controle do avião, a saber: aileron, profundor e leme (bem como o motor, flaps, spoilers, trem retrátil, luzes, etc).
No Brasil, a maioria esmagadora dos aeromodelistas utiliza o Modelo 2 de rádio, onde, na mão direita, tem-se os comandos de aileron e profundor (como e fosse o manche de um avião), e, na mão esquerda, leme e motor (pés e manetes, num avião real, respectivamente).
Resumidamente, o rádio controle envia sinais a um receptor de bordo dentro do aeromodelo, o qual, alimentado por uma bateria, faz os servos se mexerem com a velocidade e intensidade correspondentes ao comando aplicado nos sticks do rádio. Esses servos são ligados aos controles de voo por cabos de comando (push-roads, links, horns, etc).
Começamos pela mão esquerda, que controla o stick esquerdo.
- No sentido longitudinal (para frente e para trás), controla-se a potência do modelo. Com o stick todo para baixo, temos a potência mínima, ou a marcha lenta. Conforme vamos empurrando o stick para a frente (ou para cima, como preferirem), aos cliques, a potência vai aumentando, até chegar a máxima possível no batente superior.
- No sentido transversal (para a esquerda e para a direita), controla-se, geralmente, o leme (em alguns planadores de apenas 2 canais, o leme é comumente acoplado ao comando da mão direita, onde fica o aileron a priori). Para a esquerda comandamos o leme para a esquerda, que geralmente comandará em conjunto a bequilha ou trequilha (roda direcional). O leme é responsável pelos movimentos de guinada, ou seja, os movimentos realizados em torno do eixo vertical do avião.
Os comandos da mão direita, por sua vez, atuam do seguinte modo:
- No sentido longitudinal (para frente e para trás, ou para cima e para baixo), controla-se o profundor. Com ele é possível cabrar (levantar o nariz do avião, trazendo o stick para baixo ou para trás) ou picar (descer o nariz do avião, empurrando o stick para frente ou para cima). Tais movimentos ocorrem sobre o eixo transversal do avião e são denominados movimentos de arfagem ou tangagem.
- No sentido transversal (para a esquerda ou para a direita), controla-se normalmente o aileron (como dissemos acima, em alguns planadores, que não dispõem de aileron, pode controlar o leme). Levando-se o stick para a esquerda, o modelo inclinará para a esquerda; deslocando-se o stick para a direita, o modelo rolará pela direita. Os movimentos de rolagem ocorrem sobre o eixo longitudinal do avião e são conhecidos como rolamento, inclinação lateral ou bancagem.
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